
Imagens bitmap ou imagens raster são imagens "pixelizadas", ou seja, um conjunto de pontos (pixéis) contidos num quadro, cada um destes pontos possuindo um ou vários valores que descrevem a sua cor.
Imagens vectoriais, são representações de entidades geométricas como um círculo, um rectângulo.
Estes são representados por fórmulas matemáticas (um rectângulo é definido por dois pontos, um círculo por um centro e um raio, uma curva por vários pontos e uma equação).
É o processador que será encarregado de "traduzir" estas formas em informações interpretáveis pela placa gráfica.
Dado que uma imagem vectorial é constituída unicamente por entidades matemáticas, é possível aplicar-lhe facilmente transformações geométricas (zoom, expansão,etc), enquanto uma imagem bitmap, feita de pixéis, poderá sofrer tais transformações apenas com uma perda de informação, chamada distorção.
Chama-se assim pixelização ao aparecimento de pixéis numa imagem depois de uma transformação geométrica (ampliação). Além disso, as imagens vectoriais (chamadas cliparts quando se trata de um objecto vectorial) permitem definir uma imagem com muito pouco informação, o que torna os ficheiros muito pouco volumosos.
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